Ilustrações e citações: A megera domada, de William Shakespeare

byam-shaws-illustrations-for-1
Desenhos feitos por Byam Shaw para marcar o início dos atos e fim da peça A megera Domada.

John Byam Shaw Liston (1872- 1919) foi pintor, ilustrador, designer e professor britânico, sendo mais conhecido por Byam Shaw. O artista nasceu na cidade de Madras, Índia (hoje chamada Chennai), veio para a Inglaterra em 1878 onde estudou arte em St. John’s Wood School of Art e na Royal Academy Schools. Um dos seus quadros mais famosos é Guerra dos Boêres (1901, City os Gallery, Birmingham).

78e6dd8d077e7989d26f6d129d38dd07
John Byam Liston Shaw (1872–1919)

Abaixo, algumas pinturas do artista: 

Shaw, John Byam Liston, 1872-1919; Silent Noon
Silent Noon (1894), óleo sobre tela. Fonte: The Royal Borough of Kensington and Chelsea Culture Service, Leighton House Museum.

As ilustrações, como a primeira do post, foram feitas para a belíssima série Chiswick Shakespeare (Londres: George Bell & Sons, 1899-1902) impresso por volta de 1899 e 1902. Foram feitos 39 volumes contendo vários trabalhos de Shakespeare.

fb9887be3dfdcea37ddbd2e59375d43b
Ilustração para a peça Romeu e Julieta. (Fonte: pinterest)

Abaixo, algumas imagens dos volumes físicos.

8a497cba-e555-11e5-9283-c5c091d6770c-1
Imagem de um volume da coleção Chiswick Shakespeare (Londres: George Bell & Sons, 1899-1902).

Nesse site é possível ter acesso a imagens (ler e observar as ilutrações) dos 39 volumes presentes na Universidade de Michigan.

**

Já sobre a peça The Taming of the Shrew (A megera domada), esta é uma das mais de trinta peças teatrais escritas pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), sendo uma das primeiras comédias escritas por ele.

“Ela é os meus bens, minha fortuna, minha casa, minha mobília, meu campo, meu celeiro, meu cavalo, meu boi, meu burro, meu tudo que existe. E aqui está ela, quem ousar que a toque.  (…)
Se és um homem, protege tua senhora. Não tenha medo, meiga jovem, ninguém terá coragem de tocá-la. Eu a protegerei contra um milhão”. – Petrúquio
Ato 3, II

“A melancolia é a mãe dos desvarios” – Prólogo, Cena II

“Pois quando a alegria e a animação nos envolvem o  espírito, afastam muitos males e prolongam a vida.  ” – Prólogo, II

“É melhor tarde do que nunca, pois nunca é demasiado tarde”.  – Ato V Cena

“E quanto mais queremos ser, menos nós somos”. – Catarina, Ato V, II

Segue abaixo algumas ilustrações da peça “A megera domada” (The Taming of the Shrew) presente na coleção Chiswick Shakespeare. Observe as vestimentas, pois elas têm um papel importante na peça.

byam-shaws-illustrations-for-2
Byam Shaw (1900). Para convencer que Sly é um poderoso senhor.
byam-shaws-illustrations-for-4
Os supostos tutores de música tentam chamar a atenção de Bianca.
byam-shaws-illustrations-for-3-e1574020672847
Catarina quebra o alaúde na cabeça de Hôrtensio.
byam-shaws-illustrations-for-51
Petrúquio chegando ao seu casamento, rejeitando as convenções em relação aos trajes.
byam-shaws-illustrations-for-035180
Após o casamento, indo para casa, Petrúquio já começa a domar Catarina quando sofrem um acidente na estrada.
byam-shaws-illustrations-for-71
Catarina mostra sua transformação.

 

**

Referências:

Shakespeare, William. A megera domada. Porto Alegre: L&PM, 1998.
136p ; 18cm. Tradução de Millôr Fernandes.

Fonte das imagens da série de livros: auction.catawiki.com

Ilustrações fonte: www.bl.uk
Pinturas fonte: artuk.org

Deixe um comentário